Este software traz ao modelo o realismo tão desejado aos projetos arquitetônicos e de interiores, através da configuração de materiais para Vray extremamente parecidos com os materiais da vida real, como vidros, metais, os famosos espelhos do Vray, entre outros.
Através de um renderizador, os modelos tridimensionais passam por um processo de aprimoramento através de inúmeros cálculos que geram uma imagem muito próxima de nossa realidade.
Este processo é muito utilizado no mercado cinematográfico e de publicidade e acabou sendo incorporado pelo mercado da arquitetura e design de interiores.
O processo de renderização Vray inclui a configuração de todos os tipos de materiais juntamente com suas propriedades físicas, por exemplo, em modelos elaborados no SketchUp ou 3ds Max, não existe a possibilidade de termos um material como o espelho.
Por este motivo, o processo de renderização muitas vezes se torna imprescindível.
Metais e vidros também são exemplos onde o processo de renderização se torna eficaz na ilustração do projeto elaborado, facilitando o entendimento de certos projetos onde um simples desenho de planta e corte não poderiam ilustrar.
Outro elemento chave da renderização é a aplicação de qualquer efeito de luz.
Você precisa saber como configurar o Vray para que uma luminária, por exemplo, projete os efeitos de iluminação renderizados e que eles sejam perfeitamente correspondentes aos definidos pelos objetos do projeto.